Wednesday, February 12, 2014

"Nunca desista de seus sonhos"(?)

Como vou dizer isto? 

O conselho, aparentemente benigno, às vezes me soa como uma sentença perpétua, uma roda para hamsters obsessivos. Quase uma crueldade, pois presume que "só não consegue quem desiste".  E quem é que consegue alguma coisa sem desistir de outra?

"Acredite em você" também pode ser uma armadilha. Depende muito de quem você sabe ser. Ou pode ser o caminho certo para a ilusão completa.



Porque, pense bem, este rinoceronte nunca vai ser um unicórnio.

Se, por um lado, os sonhos são o alimento da nossa alma, por outro, podem ser ilusões que nos aprisionam num padrão forjado.

Voltando ao rinoceronte, ele escolheu tentar ser um unicórnio ao invés de ser ele mesmo. Então ele pode confundir, intrigar e até convencer alguns, mas não passa de um simulacro, uma repetição ruidosa de um sinal já emitido.

E se ele tentasse entender quem ele é?

E se o Rinoceronte descobrisse que ele é um animal forte, belo, raro? Se ele decidisse ser o melhor e mais forte e temido rinoceronte, se ele resolvesse pintar o seu chifre de azul fosforescente, para ser um rinoceronte muito louco e mítico e mágico, e se ele percebesse que ele tem muito mais chance de ser incrível como o rinoceronte que é?

Desistir, às vezes, pode ser a cura.







1 comment:

  1. é cruel demais. pq dá a sensação de que a falha é única e exclusivamente nossa culpa. como se, por exemplo, o rinoceronte não conseguisse ser o unicórnio por pura incompetência. será que a gente precisa disso?

    ReplyDelete